Palestra de conscientização contra violência doméstica é realizado na Câmara Municipal de Cuiabá

A iniciativa da Sala da Mulher da Casa Legislativa visa comemorar o mês do Laço Branco, onde homens protagonizam o fim da violência contra as mulheres.

Em 06 de dezembro é comemorado nacionalmente o dia de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, o que motivou a sala da mulher da Câmara Municipal de Cuiabá a ofertar ainda neste mês uma palestra voltada ao tema. O evento acontece hoje, 15 de dezembro no Plenário da Casa de Leis às 14 horas, o palestrante será o vereador por Cuiabá, T. Coronel Paccola, que propôs no Parlamento o Mês do Laço Branco para que as ações de conscientização sejam realizadas na capital.

“É muito importante trazermos para dentro desta Casa de Leis este assunto que é um calo social. O papel principal da Sala da Mulher é acolher e orientar os caminhos que esta mulher ou este agressor possa fazer, para que sejam evitados qualquer sinal de violência e que seja oferecido um tratamento para ambos, e melhor, antes que acessos ocorram que estes possam ter alternativas para que não chegue a fase final. Estamos como sempre, oportunizando conhecimento”, afirma Thamires Rondon – Coordenadora da Sala da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá.

A palestra aberta ao público irá abordar o enfrentamento à violência doméstica e orientar homens para um convívio saudável com as mulheres e para um futuro sem violência, visto o alarmante aumento de casos no período de pandemia. Paccola já realizou palestras sobre o tema em algumas instituições públicas e particulares orientando mulheres a não serem ‘presas’ fáceis diante das adversidades. “Nunca é demais falar sobre violência doméstica e como os homens podem melhorar o trato com o sexo feminino, e como isso afeta a vida destas de por muitas vezes são mães de família e só continuam com o agressor por dependência financeira, emocional e diversos fatores, interferindo drasticamente na segurança da coletividade. Nosso objetivo é contribuir da melhor forma junto a esta Casa de Leis e nos colocando sempre à disposição para compartilhar os aprendizados ao longo da nossa vida”, disse Paccola.

Em Cuiabá, o Projeto de Lei que institui o Mês do Laço Branco, de autoria do Vereador T. Coronel Paccola, foi aprovado por maioria, aguardando apenas sanção do prefeito. A cada ano, um número crescente de novas iniciativas desta triste realidade é registrado, para que homens, adultos e jovens demonstrem sua posição contrária ao grave problema da violência contra as mulheres e que revejam suas práticas e atitudes, buscando alternativas para estabelecer relações mais igualitárias, justas e não-violentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Como posso te ajudar?